Normalmente os ovos das moscas eclodem em pouco mais de 10 horas. o ciclo médio de vida (ovo – adulto) gira em torno de 10 a 25 dias. as moscas são mais ativas em dias ensolarados e quentes. são comuns em residências, restaurantes, supermercados e similares e caso não controlados podem agir sobre os alimentos e por serem vetores de micro-organismos causam diarreias e outros desconfortos intestinais, tanto na forma larval como adulta.
Fêmeas ovopositam seus ovos (em média 500 por ciclo de vida) próximos de frutas maduras, fermentados, frestas com material orgânico entre outros.
MEDIDAS DE CONTROLE E REDUÇÃO
Eliminação de resíduos orgânicos da edificação e áreas adjacentes
O lixo deve ser mantido sob refrigeração e acondicionado em sacos plásticos ou externamente em caçambas fechadas e sem orifícios para evitar qualquer derrame de chorume. as lixeiras internas devem ser limpas com frequência e o seu resíduo descartado diretamente na rede de esgoto.
Adubações orgânicas devem ser evitadas tanto internamente quanto próximo as entradas.
Iluminação – moscas são atraídas por fontes luminosas compostas totalmente ou parcialmente por raios ultravioletas e nesse sentido lâmpadas de mercúrio ou luz do dia são bastante atrativas. por isso para evitar a aproximação e penetração em ambientes internos sugere-se a substituição da iluminação externa, como ruas e coberturas dos locais considerados estratégicos, como entradas e docas, por lâmpadas de vapor de sódio. a justificativa para isso é que a coloração amarela dessas lâmpadas apresenta menor proporção de raios ultravioleta em sua composição.
Instalação de portas automáticas
Cortinas de ar – sua instalação é recomendada para aberturas relativamente baixas, não acima de 3 metros. atenção para o ajuste da pressão e do fluxo do vento gerado. o ângulo de ataque ligeiramente inclinado para o lado externo da abertura.
Janelas – preferencialmente fixas com vedação de material flexível para evitar frestas resultantes de dilatação.
MEDIDAS DE DESTRUIÇÃO
Armadilha luminosa de eletrocussão – são mais antigas e tem como modo de captura a morte dos insetos por descarga elétrica de alta voltagem. a desvantagem aqui é por conta da geração de um spray do conteúdo intestinal das moscas que representa sérios riscos de contaminação microbiológica. e também pelo rompimento forte do corpo o que pode gerar fragmentos de insetos que podem cair sobre equipamentos, alimentos ou mesmo piso. são indicadas mais para ambientes com muito pó em suspensão e em ambientes internos quando houver distância superior a 3 metros de qualquer alimento ou local de manipulação.
Armadilhas luminosas com placas adesivas – a grande vantagem aqui é a captura do inseto sem danifica-lo e assim evitando riscos de contaminação. são de fácil limpeza e manutenção, mas sua eficácia esta diretamente ligada ao local correto de instalação. para moscas as mesmas devem ser instaladas a partir de 1,5 metro de altura. as armadilhas nunca devem ser instaladas em ambientes externos ou próximos de locais onde haja concorrência com outro tipo de luz, seja essa natural ou não.
Controle químico – aqui existem algumas opções que podem ser mais ou menos eficazes dependendo do local a ser trabalhado. são elas; pulverização ou atomização com inseticidas residuais, utilização de iscas, termonebulização e armadilhas biológicas.